terça-feira, 24 de novembro de 2009

mary mary - shackles(tradução)



Está muito calor


mas não me importo

eu me sinto ótimo

dá para entender ?

solte os grilhões dos meus pés

para eu dançar

só quero louvá-lo

o que vai fazer ?

quero louvá-lo

tirou minhas algemas

posso erguer as mãos

só quero louvá-lo

o que vai fazer ?

quero louvá-lo

nos cantos

da minha mente

não encontro

uma razão para acreditar

que eu possa

me libertar

fiquei arrasada

durante tanto tempo

sem nenhuma esperança

ao erguer as mãos

eu entendo

que devo louvá-lo

com minha canção

solte os grilhões dos meus pés

para eu dançar

só quero louvá-lo

o que vai fazer ?

quero louvá-lo

tirou minhas algemas

posso erguer as mãos

só quero louvá-lo

o que vai fazer ?

quero louvá-lo

tudo o que

podia dar errado

deu errado

de uma só vez

eu sofri

muita pressão

achei que

ia enlouquecer

mas sei que quer ver

se eu vou

aguentar essa parada

ajude-me

com esse fardo

pois não

suporto mais

solte os grilhões dos meus pés

para eu dançar

só quero louvá-lo

quero louvá-lo

quero louvá-lo

tirou minhas algemas

posso erguer as mãos

só quero louvá-lo

quero louvá-lo

quero louvá-lo

enfrentei

todo tipo de dificuldades

acorrentada de

todas as formas

mas Deus quebrou

os grilhões

então

deixe-me prosseguir

solte os grilhões dos meus pés

para eu dançar

só quero louvá-lo

quero louvá-lo

quero louvá-lo

tirou minhas algemas

posso erguer as mãos

só quero louvá-lo

quero louvá-lo

quero louvá-lo

solte os grilhões dos meus pés

para eu dançar

só quero louvá-lo

quero louvá-lo

quero louvá-lo

tirou minhas algemas

posso erguer as mãos

só quero louvá-lo

quero louvá-lo

quero louvá-lo

solte os grilhões dos meus pés

para eu dançar

só quero louvá-lo

quero louvá-lo

quero louvá-lo

tirou minhas algemas

posso erguer as mãos

só quero louvá-lo

quero louvá-lo

quero louvá-lo

solte-os

solte-os

o que vai fazer?

batismo












finalmente me batizei!!!!!!!!!!!!1 e foi uma semana depois do encontro, em araruama, nos dias de sucot. ou seja, uma unção maravilhosa!!!!!!!!!!!!!1  YESHUA, EU SOU TEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

tabernáculos 2009(sucot)













pronto! finalmente aqui estão as fotos que eu tirei no meu celular da festa dos tabernáculos(bom, algumas né, pois foram mais de 600 fotos...)

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

a dança e o movimento profetico(segundo Gerson Ortega)

O movimento profético na dança é fruto de uma total entrega ao Senhor e de intimidade com Sua pessoa e Sua personalidade de uma maneira tal que nos “fundimos a Ele” tornando-nos com nosso Mestre uma só peça que traz na sua plenitude o discurso corporal da vontade de Deus.


Descrevemos aqui algo sobre a vida de Isadora Duncan; uma artista inigualável do início do século passado, que serviu a falsos deuses, embora sua vontade era exatamente de entregar-se e ser, através de seu corpo e movimento, um instrumento profético, dos deuses a quem serviu…

O Século XX começa seu caminho abrindo mão de tudo já existente.

Foram-se os corsets, bloomers (certos tipos de calções), anáguas (ou saias de baixo), sapatilhas com ponteiras e a moralidade da Era Vitoriana.

Chegou o amor livre, compromissos “livres”, transporte livre, tudo livre …

A sociedade contemporânea começa afluir com a dança do povo.

Isadora Duncan, nasceu em 1878. Era uma de quatro crianças. Desde pequena Isadora queria dançar em sua própria maneira. Com o encorajamento da mãe a família se muda para Nova Iorque e mais tarde para a Europa, buscando os anseios de Isadora sobre a dança. Quando se tornou mais velha, ela percebeu sua capacidade única e decidiu que somente a Grécia Helênica trazia a chave para sua carreira.

Mudaram-se para a Grécia em 1903. Com 25 anos, Isadora vivia no topo de um monte próximo de Atenas. Ela necessitava estar próximo a um templo para os deuses gregos e queria ter seu próprio anfiteatro… Seu desejo era viver como a velha Grécia vivia.

Ao examinarmos a cultura grega, a glorificação do corpo e da alma predomina.



Adoração a deuses e prostituição nos templos prevaleciam. Idolatria e prostituição nos templos eram comuns. Isadora desprezava o ballet estruturado e se auto denominava uma poetisa em movimento. Ela não se denominava uma artista de teatro pois amava dançar em igrejas, jardins, festas e templos.

Isadora buscou a expressão divina do espírito humano, e se seguisse seu instinto, acreditava que poderia se transformar na própria natureza. Então ela se tornaria o mar, o vento, as nuvens, o céu. Ela amou mais a criatura que o Criador.





“Por isso Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupicências de seu próprio coração, para desonrarem seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém” Romanos 1:24,25





Ela admitia que a produção artística da dança era fácil para ela. Ela recebia e se relacionava com os espíritos. Ela ouvia uma melodia do “outro mundo” e através de orações e meditação criava uma dança. Comunicava uma mensagem em termos de movimento. Ela não podia imaginar usar seu instrumento, seu corpo, numa maneira tão restrita como o ballet. Sua dança trazia vida e expressão. Qualquer impressão que ela recebesse, ela dançava. Dançava com total abandono, e era vista por muitos como flutuando ao brilho do sol com seus pés raramente tocando o solo.

Sua vida foi uma tragédia moral e de corrupção. A adoração a ídolos deixa alguém sem entendimento, uma vítima da confusão. Triste ver alguém ao mesmo tempo tão dedicada e tão perdida.





“Por que para mim curvei Judá como um arco e o enchi de Efraim; suscitarei a teus filhos, ó Sião, contra teus filhos, ó Grécia! E te porei, ó Sião, como a espada de um valente.” Zacarias 9:13



Os caldeus usavam a dança como meio de educação para ensinar astronomia e ciência. Eles desenvolveram ballets para ensinar tempo e ritual. Os babilônios e assírios tinham mais frequentemente homens dançando e suas mulheres eram profetas dançarinas do templo.

Para os egípcios a dança era o carro-chefe da expressão religiosa. Eles desenvolviam encenações como uma ferramenta de ensino e seus jovens eram educados com dança. Eles tinham o costume de treinar bailarinos como Davi fazia.

As danças hebraicas eram bem atléticas em estrutura. Eram feitas com coros. Os militares usavam a dança como um meio de treinamento. Essas pessoas dançavam como Davi, com “finesse” e liberdade. Dançavam ao som do coro e músicos. A dança era algo muito respeitado em Israel.



“Davi ia vestido de um manto de linho fino, como também todos os levitas que levavam a arca e os cantores, e Quenanias, chefe dos que levavam a arca e dos cantores; Davi vestia também um estola sacerdotal de linho. Assim todo o Israel fez subir com júbilo a arca da aliança do Senhor, ao som de clarins, de trombetas, de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas.

Ao entrar a arca da Aliança do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo o rei David dançando e folgando, o desprezou no seu coração”. I Crônicas 15:27-29



Mesmo sendo uma “nação dançante”, Israel tinha pessoas que se escandalizavam com dança ao redor da arca, mesmo sendo seu rei!

Mical é protótipo dos juízes, pessoas que não fluem e não se movem com Deus e Sua Santa Presença. Começam a criticar baseados em cuidados humanos e não percebem que a própria presença de Deus está lá palpável, tocável! E por causa de seu julgamento, eles se tornam estéreis espiritualmente como Mical (II Sm 6:23).



Davi é o protótipo de Jesus que dança perante o Pai rejubilando-se pela Sua presença que tem sido buscada e resgatada nestes dias.



Deus fala a Ezequiel:





“Bate as palmas, bate com os pés e dize: Ah! Por todas as terríveis abominações da casa de Israel! Pois cairão à espada, e de fome, e de peste.”

Ezequiel 6:11





Essa é uma dança profética de condenação do Seu povo! Deus se levanta contra a idolatria de Seu povo dando sua sentença através de palmas e dança!!!

Jesus compara a geração de seu tempo com aquela que não dança quando se toca música.





“São semelhantes a meninos que, sentados na praça, gritam uns para os outros:

Nós vos tocamos flauta e não dançastes; entoamos lamentações, e não chorastes.”

Lucas 7:32





Quantas vezes canções são tocadas na igreja, cânticos entoados e ninguém dança ou se alegra! Quantas vezes há necessidade de quebrantamento e choro e não o fazemos!

A presença de Deus sempre traz mudanças e desafios!! Homens e mulheres tocados por Deus ganham uma nova visão de assuntos espirituais, assim como a Isadora ganhou uma visão espiritual enganosa porque seus deuses eram falsos, mas sua intenção era a de buscá-Lo e se entregar a Ele e a Seu comando.



Há ainda muito a se aprender e descobrir do que Deus nos tem dado com relação à dança profética diante do Rei!



Gerson Ortega


fonte:  http://www.gersonortega.com/estudos/a-danca-e-o-movimento-profetico/www.gersonortega.com/estudos/a-danca-e-o-movimento-profetico/

A dança na adoração e suas evidências

A dança na adoração e suas evidências


“Então a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo sua tristeza.” Jeremias 31:13



Há muito o que se falar sobre a dança, movimento do corpo e da alma, e a adoração.

O profeta Jeremias, cujo texto citamos aqui, foi um homem chamado por Deus provavelmente na sua juventude (talvez até adolescência). Sofreu muito por Judá, pelo seu povo que insistia em afastar-se de Deus e “comer” qualquer palavra que trouxesse alívio “imediato” diante da turbulência que vivia o povo de Israel política e espiritualmente.

Jeremias foi um homem chamado por Deus para levantar-se contra a idolatria que reinava em Israel. Ele fala em Baal, Moloque e a rainha dos céus; ele fala de ídolos dentro do templo (Jr 32:34) e nas vizinhanças de Jerusalém crianças eram sacrificadas a Moloque e Baal (7:31; 19:5; 32:35). O capítulo 31 de Jeremias nos traz uma palavra de liberação de Deus para o povo em meio a tanta confusão e ausência de identidade:





“Naquele tempo, serei o Deus de todas as tribos de Israel e elas serão meu povo.” Jeremias 31:1



Uma nova identidade é anunciada ao povo que Ele criou para si. Cristãos verdadeiros tem uma identidade…não “compram” uma identidade do mundo e a imitam! Quando ministram (dançam) trazem no seu corpo e alma as marcas da identidade da cruz e do poder da ressurreição.





“…eu irei e darei descanso a Israel.” Jeremias 31:2



O descanso de Deus ao povo que verdadeiramente O segue e O serve. Como adorá-Lo se nosso coração não consegue experimentar Seu descanso, Sua certeza?







“…com amor eterno eu te amei; por isso com benignidade te atraí.” Jeremias 31:3

Não existe ministração a Deus sem verdadeiro amor por Ele. Como dançar diante de alguém que não conheço? Alguém de quem só ouvi falar? Alguém que chamo Pai, mas não tenho a experiência da paternidade espiritual em Cristo Jesus?

“…ainda te edificarei e serás edificada ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com teus adufes e sairás com o coro dos que dançam.” Jeremias 31:4

Quando somos edificados pela Palavra de Deus somos adornados com Sua presença, com Sua unção, com música, com movimento, com festa, com arte, com dança! Passamos a fazer parte do “coro dos que dançam”! Sabemos porque e onde estamos e para quem dançamos…e porque dançamos!!!



“…plantarão os plantadores e gozarão dos frutos.” Jeremias 31:5

Quem tem uma experiência verdadeira com Deus frutifica. Se você tem Deus no seu coração, você tem sementes para lançar e frutos para colher! Se você tem talentos e dons dedicados a Deus eles devem “atrair” outros a Ele em primeiro lugar. Além disso, seu talento reflete a glória de Deus através de sua expressão artística santa, separada para Ele. Sua manifestação de corpo, alma e espírito em Cristo traduz a simetria, direção e fluir da trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.

Nossas emoções, sentimentos, gestos e mente (I Cor. 2) estão cativas a Cristo Jesus como um tema único para nossa inspiração artística.

Paula Ossona em seu livro “A educação pela dança” cita a influência da música no homem em seus primórdios:

“Para o homem primitivo não existe a divisão entre religião e vida, a vida é religião, sua dança é vida, é uma ação derivada de sua crença.”

Nos primórdios da vida humana a dança era uma transferência desordenada de sentimentos os mais variados com grande carga emocional sem uma estrutura corporal clara associada a uma atração rítmica. Com o tempo ela se torna ritual, cerimônia, celebração, chegando ao ponto de tornar-se uma diversão. No início a função da dança não era artística, em forma de espetáculo, como vemos hoje secularmente.

No princípio deste processo o homem usa a dança como invocação ou mesmo como uma forma de mostrar sua crença, ou de dominar os fenômenos naturais e amoldá-los a sua vontade. Dizemos isso sobre o homem natural, sem Deus, mas, ansioso por descobri-Lo. Um homem em desespero por agradar ao Ser Supremo sem conhecê-lo. Agora, como vamos analisar os cristãos quanto a essa atitude?

Muitos dançam parecendo não conhecê-Lo! Muitos dançam tentando achá-Lo?!?!

Muitos dançam como se Ele não estivesse presente naquela cerimônia (culto? celebração? adoração? ministração? a quem?). Muitos dançam como se seu corpo, ou seu movimento, fosse o principal alvo da atenção, do valor, da atração, da sedução!?!?! Não para os cristãos!!!!!!

Quem está em Cristo é nova criatura, tem a mente de Cristo, vive a realidade do sobrenatural revelado na cruz, na ressurreição!

A maior forma de expressão corporal que mudou o mundo e rompeu paradigmas falsos, pecados, e culpas, foi a crucificação! O homem-Deus manifestando no Seu corpo glória e destruição, morte e ressurreição, sofrimento e esperança!

O véu rasgado por nós, como fala Hebreus, o acesso à intimidade do Pai!



“Eu os trarei do Norte e os congregarei das extremidades da terra; e entre eles também os cegos e os aleijados, as mulheres grávidas e as de parto…” Jeremias 31:8





“…aquele que espalhou Israel o congregará e guardará, como pastor, ao seu rebanho.” Jeremias 31:10



Deus tem um propósito para todos; não só os ricos, não só os famosos, a todos Ele ajuntará e guardará - não só os que viajam em grandes turnês, que tem grandes companhias de dança, mas os que O Adoram em casa, no santuário, nas praças, em todo lugar!

“Hão de vir e exultar na altura de Sião, radiantes de alegria por causa dos bens do Senhor, do cereal, do vinho, do azeite, dos cordeiros e dos bezerros; a sua alma será como um jardim regado e nunca mais desfalecerão.” Jeremias 31:12

Deus dá o pão (cereal), o vinho (seu sangue) - a comunhão da Sua mesa, o Seu Espírito (azeite), e o Cordeiro (Jesus) e os bezerros (Sua força e esperança).

Aqueles que dançam diante dEle serão como jardim regado (nunca faltará a água da vida neles)!

“…então a virgem na dança alegrará…” Jeremias 31:13



Havendo esta obra na vida dos que são dEle, há promessa que os que dançam se alegrarão, envolverão jovens e velhos (não há idade para dançar para Deus). Serão consolados, receberão óleo da alegria ao invés de espírito angustiado (Is.61), trarão mudança em seus passos e movimentos de corpo, alma e espírito a Deus!

Gerson Ortega

fonte:  www.gersonortega.com/estudos/a-danca-na-adoracao-e-suas-evidencias/