segunda-feira, 31 de agosto de 2009

compreendendo a adoração(renascer em cristo)


COMPREENDENDO A ADORAÇÃO
“Porque d`Ele, e por Ele, e para Ele são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém!”
Romanos 11:36
O Senhor Jesus não apenas é a essência da nossa adoração como também, e especialmente, de todo o nosso viver, tornando-se, portanto, a própria razão de estarmos vivos.
Desta forma, para que possamos viver uma vida realmente na presença de Cristo, usufruindo o Seu amor e retribuindo com o nosso amor, com a nossa dedicação de servi-lO e de amar aqueles a quem Ele ama, é preciso que trilhemos o caminho que Ele delineou para nós. Um caminho que nos leva até Ele, que nos leva ao Seu conhecimento, ao Seu coração e aos Seus segredos.
"Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força." Deuteronômio 6:5
Para compreendermos um pouco mais acerca do versículo acima, estaremos estudando um pouco sobre a etimologia (origem e formação) das palavras "adorar" (no Antigo e Novo Testamentos) e "adorador" (encontrado apenas no Novo Testamento).
A) No dicionário da língua portuguesa encontramos adorar à prestar culto a (divindade); venerar; amar extremosamente.
Estes significados já nos ajudam a esclarecer o caráter da adoração: prestar culto a Deus Pai, a Deus Filho (Jesus Cristo) e a Deus Espírito (Espírito Santo); venerar o Senhor, Seus feitos, Suas obras maravilhosas, Seu caráter; amá-lO porque Ele nos amou primeiro, por Ele ser exatamente quem Ele é: o Todo-poderoso Eu Sou nas nossas vidas. Aleluia!
No dicionário bíblico a palavra equivalente ao verbo adorar no AT[1] é sãhãh, que aparece mais de 170 vezes na Bíblia hebraica. Sua primeira ocorrência é em Gênesis 18:2:
"Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele. Quando os viu, correu da porta da tenda ao seu encontro, e prostrou-se em terra."
O significado de sãhãh é exatamente este: adorar, abaixar-se, prostrar-se, curvar-se. No hebraico moderno é compreendido como curvar-se ou inclinar-se, "mas não no sentido geral de `adorar`" (Vine, 2003, p.31).
No NT encontramos equivalentes gregos para adorar, adoração e, ainda, adorador.
Existem cinco palavras referentes ao verbo adorar:
Y Pruskuneõ à formado de pros (para) e kuneõ (beijar). Referente a fazer mesura, fazer reverência a, virar-se e beijar, aproximar-se e beijar, adorar de joelhor. De todos os demais termos, este é o mais freqüente com o significado de adorar.
Exemplos: encontrado em Jo 4:21-24 e Mt 4:10 (usado para homenagear ou reverenciar a Deus); em Mt 2:2 e Hb 1:6 (para homenagear/reverenciar a Jesus); em Mt 18:26 (para fazê-lo a um homem); em Ap 13:4 (fazê-lo ao dragão e à besta); em Ap 9:20 (a demônios) e em At 7:43 (a ídolos).
Y Sebomai à referente ao ato de venerar, porém acentuando-se o sentido de temor e/ou devoção.
Exemplos: encontrado em Mt 15:9 e At 16:14 (usado para adorar a Deus) e At 19:27 (para adorar a Diana).
Y Sebazomai à variação do anterior com sentido de honrar religiosamente.
Exemplo: encontrado em Rm 1:25
Y Latreuõ à referente a servir, fazer homenagem religiosa ou prestar culto religioso.
Exemplos: encontrado em At 24:14 e Fp 3:3
Y Eusebeõ à referente a agir piamente para com.
Exemplos: encontrado em At 17:23 (com o sentido de honrais)
Acredito honestamente que nascemos para adorar e sermos íntimos de Deus. Isto faz parte da nossa natureza, do plano de Deus para a nossa criação (desde Adão e Eva).
Mas atenção, também creio que quando não estamos adorando a Deus, o fazemos a outras coisas que podem ser a nós mesmos (nossa vaidade, nosso ego, nossa preguiça...), à nossa família, à televisão e, inclusive, ao próprio satanás quando caímos em alguma de suas armadilhas (quando deixamos de meditar na Palavra, quando não investimos tempo com o Senhor Jesus...).
Veja nos versículos citados e em tantas outras passagens bíblicas quantas vezes se adorou aquilo que era errado, aquilo que não devia receber qualquer adoração ou culto.
Pela etimologia do verbo adorar percebemos que, biblicamente, não existe nada que nos limite a manifestar nosso amor e reconhecimento a Deus exclusivamente por meio de cânticos e louvores.
Conforme W. E. Vine “A adoração a Deus (...) pode ser amplamente considerada como o reconhecimento direto a Deus, da Sua natureza, atributos, caminhos e reivindicações, quer pela saída do coração em louvores e ações de graça, quer por ações feitas em tal reconhecimento” (Vine, 2003, p.375).
É possível, portanto, expressarmos nossa adoração a Deus quando nos prostramos diante d`Ele e humilhamos nossa auto-suficiência (Mt 18:4); quando nos curvamos e reconhecemos que Ele é o único Deus em nossas vidas; quando nos inclinamos diante do Seu trono e beijamos os Seus pés e as Suas mãos; quando fazemos reverências, quando damos a Ele a glória devida por tudo o que passamos (quer as boas, quer as difíceis situações); quando O homenageamos por sua majestade, por Seu carinho conosco, pelas transformações operadas em nossas vidas; quando O servimos porque O amamos, para alegrá-lO e nos tornarmos Seus amigos (Jo 15:15); quando a Ele prestamos culto através da nossa vida reta e da administração que fazemos do ministério que Jesus nos confiou (Jo 25:14-10).
Agora eu pergunto: não podemos expressar tudo o que consta no parágrafo anterior por meio da dança? Em alguns casos não fica até mais fácil de fazê-lo?
B) Adoração: existem três palavras referentes ao verbo adorar no NT:
Y Sebasma à denota objeto de adoração (em At 17:23) e se adora (em 2 Ts 2:4)
Y Ethelothreskeia ou kia à formado de ethelo (querer) e threskeia (adoração). Referente a adoração da vontade. Em Cl 2:23 tem o sentido de devoção voluntária (adoração voluntariamente adotada).
Y Threskeia ou kia à denota literalmente o substantivo adoração. Em Cl 2:18 tem o sentido de culto.
No dicionário da língua portuguesa adoração é à ato de adorar; culto a Deus; amor profundo, excessivo; veneração.
C) Adorador, segundo o dicionário da língua portuguesa à aquele que adora; venerador; apaixonado.
No NT existem quatro palavras que denotam adorador:
Y Proskunetes à referente a aquele que homenageia ou faz reverência ao Ser adorado. Encontrado em Jo 4:23.
Y Neõkoros à denota guardador. Encontrado em At 19:35.
Y Theosebes à formado de theos (Deus) e sebomais (venerar). Denota que reverencia a Deus. É usado em Jo 9:31 com o significado de temente a Deus.
Y Latreuõ à em Hb 10:2 tem o sentido de ministrantes, no particípio presente, o que, literalmente, significa adoradores.
É perceptível que algo no AT impedia o homem de ter acesso à intimidade do Senhor. Era o pecado que fazia essa separação ou impedimento. A adoração a Deus era, como vimos pela etimologia das palavras, algo bastante ritualístico: apresentar o holocausto e curvar-se, prostrar-se diante do Senhor.
Mas aleluia, Jesus veio e venceu. É clara a diferença entre o ato de adorar do Antigo e o do NT. O relacionamento de intimidade com o Pai foi restabelecido por Jesus. Agora, os movimentos já são mais expressivos. Abaixar-se e beijar (reverência ao Senhor com a novidade do beijo, algo extremamente íntimo), aproximar-se e beijar (Jesus abriu a porta e nos mostrou o caminho até o Pai), adorar de joelhos, fazer mesura, servir, homenagear.
Podemos demonstrar cada uma das formas acima citadas, expressando-as na adoração com dança, mas não mostrando apenas como fazê-lo, pois seria artificial e teatral. É necessário viver a adoração, afinal ela é fruto de um amor profundo a Deus.
Apesar dessas novas expressões (ou significados), o temor a Deus e a reverência não foram abolidos por Jesus. Ao contrário, vemos n’Ele o exemplo maior de uma pessoa temente a Deus. Em todo o Evangelho, Ele jamais fez algo que não fosse da vontade perfeita de Seu Pai.
Agia assim por temor, ou seja, por um grande respeito que nutria por Deus. É preciso lembrar que temor é diferente de medo, mas semelhante à reverência, “por meio da qual o indivíduo reconhece o poder e a posição do indivíduo reverenciado e lhe presta respeito formal” (Vine, 2003, p.301).
Nesse sentido, a submissão está implícita ao temor. Vale lembrar que o temor a Deus é o princípio da sabedoria (Pv 1:7). Quer ser sábio? Tema a Deus e O reverencie (aqui também entra a adoração).
[1] Leia AT como Antigo Testamento e NT como Novo Testamento.
Michele
Líder do ministério de adoração com danças
REPARANDO O ALTAR:
Fechando as brechas e levantando um altar de adoração a Deus
Recebi um e-mail de um amado irmão de Padre Miguel (que não sei onde fica) que me fez pensar em algo que o Senhor tem ministrado acerca de fechar as brechas espirituais e, juntamente, levantar um altar de adoração a Deus.
Acredito que isso será tema de um capítulo do livro que estou escrevendo sobre a adoração com dança.
Desejo, no entanto, compartilhar com os amados, um trecho da resposta que enviei ao irmão:
Receber teu e-mail é, ao mesmo tempo, uma bênção e um motivo de preocupação da minha parte.
Explico: tenho recebido diversos e-mails de irmãos queridos pedindo ajuda ou mesmo respostas às suas dúvidas.
Isso é pesado, pois preciso vigiar constantemente as coisas que falo ou escrevo, mas glória a Deus, pois creio que apenas Ele tem me dirigido neste ministério e o que faço é compartilhar aquilo que o próprio Senhor Jesus já me ensinou.
Ressalto apenas que há muito a ser aprendido e há muita necessidade de transformação de Cristo na minha vida.
Quanto às tuas colocações, é preciso atentar para o que diz Eclesiastes "há tempo e modo para todas as coisas".
Se Deus falou que chegou o tempo de restaurar o teu altar, faça-o.
Sabe, tenho aprendido uma coisa nestes últimos tempos: aprendemos que devemos fechar as brechas que abrimos no reino espiritual, mas nos esquecemos que Neemias não apenas levantou as muralhas, mas ele colocou portas para fechá-las.
Ou seja, devemos sim fechar as brechas, mas devemos LEVANTAR PORTAIS DE ADORAÇÃO a Deus nas nossas vidas, famílias, ministérios e congregações.
Não basta deixar o muro pronto. Afinal, é mais fácil um demônio passar por uma brecha (do tamanho de um tijolo) no muro ou entrar pela porta?
Fica a pergunta, que espero te leve até ao Senhor, para ouvir d`Ele a direção exata para a sua vida.
Creio que antes de estudar sobre a dança profética, é necessário estudar sobre as várias formas de ministrar a adoração com dança na igreja (dança espontânea, coreografia, dirigida, dança teatro...).
Além disso, posso te afirmar uma revelação que Deus me deu enquanto eu escrevia uma apostila: "Dentro do ministério de dança, existem os cinco ministérios".
Isso quer dizer que a dança pode ser apostólica, profética, evangelista, pastoral e mestral.
Deus osabençoe e dirija em cada passo de suas vidas,
Michele
Líder do ministério de adoração com danças
ADORAÇÃO INCONDICIONAL
Recebi um e-mail de uma irmã do interior do RS que me fez uma pergunta bastante interessante do ponto de vista ministerial. PERGUNTA: "Também gostaria de saber o que fazer quando eu, junto com as meninas, tivermos que subir no altar e o irmão que está ministrando não está `totalmente na benção`??" Meditei um pouco e lembrei-me das inúmeras vezes que isso ocorreu comigo. Uma das coisas mais importantes que aprendi na minha caminhada é que nossa adoração deve ser incondicional, ou seja, não importa quem está ministrando ou o que está ministrando. Nada disso pode atrapalhar a nossa intimidade com Deus. Não podemos esquecer, no entanto, que ministramos apenas duas coisas: ou bênção, ou maldição. Assim, se o ministro de louvor não está "na bênção" nosso papel é orar por ele, mas sem julgá-lo (o que nem sempre é fácil ou imediato). Além disso, nossa adoração deve ser uma oferta ao Senhor tremendamente perfumada, atraindo-O e fazendo com que Ele envie fogo dos céus como sinal de que a recebeu. E há maior oferta de amor do que a entrega, a rendição total a Ele? Ainda não encontrei... Tudo bem, não é fácil ministrar adoração ao Senhor quando nos sentimos travados (e quando a coisa está travada mesmo, quando parece que existe apenas um céu de bronze sobre as nossas cabeças). É nosso papel romper com isso pela adoração, pois jamais podemos nos equecer que a ADORAÇÃO É A MAIOR ARMA DE BATALHA ESPIRITUAL. É claro que algumas vezes tive vontade de descer do altar e sentar-me ou prostrar-me diante do Senhor, pois não aguentava mais a frieza do culto. Nunca fiz isso enquanto ministrava, mas muitas vezes saí no meio do culto, rumo à sala de intercessão e orei e clamei ao Senhor para que viesse e reinasse sobre as nossas vidas e sobre o culto, ministrando a Sua vontade em nossos corações. Além disso, enquanto ministrava a adoração com dança, orava em línguas e intercedia para que o Senhor viesse e tomasse conta do culto. Espero ter contribuído de alguma forma com a igreja. Entrem no rio de Deus e lá permaneçam (Meditem em Ezequiel 47). Deus os abençoe!
Michele
Líder do ministério de adoração com danças
OS CINCO MINISTÉRIOS NA DANÇA
“Dentro deste ministério existem os cinco ministérios.” Senhor Jesus
Essa frase eu ouvi do Senhor Jesus quando estava escrevendo os primeiros rascunhos deste estudo. Já havia sido ministrada anteriormente sobre a existência de uma dança apostólica e enquanto questionava se escreveria profética ou apostólica no texto ouvi do Senhor a frase acima citada. Procurarei compartilhar o que foi revelado pelo Senhor. Receba em seu coração e busque uma confirmação que, tenho certeza, virá até você, pois isto é algo bastante novo no nosso meio.
Antes, encontro ser necessário estabelecer alguns conceitos, que auxiliarão na compreensão desta revelação:
Muito temos ouvido acerca de atos proféticos. Eles já são uma realidade em praticamente todo o mundo. Onde existe um cristão que está entrando na revelação profética destes últimos tempos, já foi realizado pelo menos um ato profético. Mas em que consistem? A função do ato profético é estabelecer, demonstrar algo que Deus está querendo dizer, fisicamente. Seria o equivalente a mostrar com símbolos (incluem-se as palavras) ou por meio deles. Não podemos desconsiderar que o mundo foi construído por palavras e Palavras de Deus. O ato profético ainda tem a função da remissão do lugar em que ele está sendo realizado.
Já o ato apostólico exerce uma função distinta, ainda que, aparentemente, faça uso das mesmas ferramentas que são usadas para os atos proféticos. A diferença está no resultado, nos frutos. No ato apostólico não apenas se confrontam as fortalezas do inimigo (isso também é feito nos atos proféticos, mas de forma diferente, em níveis diferentes), mas, especialmente, se constrói um caminho santo, estabelecendo o Reino de Deus. Isso é equivalente ao que Paulo fez em Efésios (confronto com Diana, a vitória dos servos de Deus e o aumento do Reino) e ao que Jesus fez com os Doze na Galiléia.
“E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” Efésios 4:11
A) Apóstolos da dança (dança apostólica)
A dança apostólica ocorre quando o adorador, através da sua dança (ou outra manifestação artística), faz algo que influencia, que age diretamente na implantação do Reino de Deus aqui na terra. É, inevitavelmente, uma dança de guerra, um confronto entre luz e trevas, mas com vitória em Cristo quando esta dança é totalmente dirigida pelo Espírito Santo. Há um efeito (fruto), uma mudança perceptível na região, algo visível, palpável, como a conversão de uma multidão, por exemplo.
B) Profetas da dança (dança profética)
A dança profética, por sua vez, também é uma dança de guerra, mas não apenas, pois podemos profetizar, na mais profunda adoração, o casamento do Noivo com a Sua Igreja. A dança é profética quando expressa, através de coreografia ou adoração espontânea (ou outra forma ainda), aquilo que o Senhor Jesus quer falar naquele momento ou aquilo que Ele deseja mostrar/revelar para aquele período e local. Em certa medida, podemos afirmar que esta forma de adoração vem sendo restaurada no Corpo de Cristo.
C) Evangelistas da dança (dança evangelista)
A dança evangelista (ou evangelística) é aquela que fala de Jesus, o Filho de Deus, aquela que leva ao Seu conhecimento. Nela, os adoradores procuram alcançar o coração das pessoas através de sua dança, mostrando a necessidade de se renderem aos pés do Criador, de receberem a Cristo em suas vidas e de segui-lO, tornando-se cristãos segundo o coração do Pai. De todas, essa é a dança que mais freqüentemente vemos nas diversas congregações.
D) Pastores da dança (dança pastoral)
Assim como o pastor deve guiar as ovelhas e delas cuidar, a dança pastoral é aquela que guia os adoradores, que ministra a Igreja, que a alimenta, sendo um canal de Deus para curas, transformações de vidas, sinais e maravilhas. É, ainda, responsável por manter o grupo na direção ensinada pelo Mestre.
E) Mestres da dança (dança mestral)
A dança mestral ocorre quando o adorador ensina o povo de Deus a seguir Seus mandamentos (Caminho) através da sua dança. Ocorre, também, quando este adorador compartilha o conhecimento dado pelo Senhor ao Corpo de Cristo com uma dança-teatro que ensina como um cristão deve agir diante de tentações ou provações, por exemplo. Além disso, esta unção ocorre quando o sacerdote da adoração ensina ao ministério e à Igreja os princípios de Deus para este ministério.
Michele
Líder do ministério de adoração com danças
REFLETINDO SOBRE A UNÇÃO DOS CINCO MINISTÉRIOS NA ADORAÇÃO
1º) Temos aprendido que nossa adoração com danças é profética
Ao que eu, pelo que tenho visto e aprendido com o Amado Senhor, respondo que nem sempre ela será profética.
Muitas "apresentações" têm sido feitas nos "palcos" da Igreja e não podemos qualificar como dança profética estas "apresentações".
Mas, de outro lado, uma coreografia montada pode sim atuar na unção profética e ser tremendamente abençoadora sobre o Corpo de Cristo, profetizando aquilo que o Senhor quer dizer ou fazer em determinada situação.
A dança profética nem sempre será uma dança expontânea. Devemos cuidar muito para não transformar em religião aquilo que o Senhor nos traz como vinho novo.
Por um bom tempo eu cri que que só dançaria profeticamente se "entrasse no mistério profético" de Deus, ou seja, teria que rodopiar, pular, usar espada espiritual, mas nem sempre é assim.
A dança hebraica, por exemplo, é uma dança totalmente profética, pois cada passo tem um significado. Um exemplo disso é a "espadada", um passo que tipifica exatamente o que o seu nome quer referir.
Esta dança só "funciona" quando organizamos uma sequencia de passos, tornando-se, portanto, uma coreografia. Saliento que sempre que montamos uma coreografia de dança hebraica buscamos no Senhor Espírito Santo qual a sequencia que Ele deseja que seja feita, para que de fato essa dança venha a fluir num mover profético.
2.º) Os cinco ministérios na adoração com dança
Não temos como saber antecipadamente (a não ser que o próprio Senhor nos fale) se a nossa ministração de dança será profética, apostólica, mestral, evangelística ou pastoral, pois isso se trata da unção que o Senhor derrama sobre nós enquanto ministramos.
Pelo fruto sim saberemos em qual unção fluímos.
Por exemplo, se depois de uma ministração de adoração em uma praça pública, pessoas vêm até nós, depois de fazermos um apelo, querendo entregar suas vidas ao Senhor Jesus, obviamente que fluímos numa unção evangelística.
Mas se o número de pessoas for algo "sobrenatural, ou ainda, se fecharem lojas, se algo grandioso mover as pessoas até onde estamos, mesmo que não tenhamos feito nenhum apelo, e todas elas (ou a maioria) receber a Cristo em suas vidas, então pelo fruto identificamos que fluímos numa unção apostólica durante a adoração, pois houve avanço na implantação do Reino de Deus aqui na terra.
A dança pastoral ocorre quando as ovelhas recebem alimento, por exemplo.
A dança mestral, pelo próprio nome, ensina como as ovelhas devem seguir em sua jornada aqui na terra, buscando chegar ao Reino Eterno conquistado por Jesus naquela cruz.
Acho que essas informações ajudarão na compreensão desse VINHO NOVO que o Senhor trouxe a nós por estes dias.
Deus os abençoe!
Michele
Líder do ministério de adoração com danças
Essa frase eu ouvi do Senhor Jesus quando estava escrevendo os primeiros rascunhos deste estudo. Já havia sido ministrada anteriormente sobre a existência de uma dança apostólica e enquanto questionava se escreveria profética ou apostólica no texto ouvi do Senhor a frase acima citada. Procurarei compartilhar o que foi revelado pelo Senhor. Receba em seu coração e busque uma confirmação que, tenho certeza, virá até você, pois isto é algo bastante novo no nosso meio.
Antes, encontro ser necessário estabelecer alguns conceitos, que auxiliarão na compreensão desta revelação:
Muito temos ouvido acerca de atos proféticos. Eles já são uma realidade em praticamente todo o mundo. Onde existe um cristão que está entrando na revelação profética destes últimos tempos, já foi realizado pelo menos um ato profético. Mas em que consistem? A função do ato profético é estabelecer, demonstrar algo que Deus está querendo dizer, fisicamente. Seria o equivalente a mostrar com símbolos (incluem-se as palavras) ou por meio deles. Não podemos desconsiderar que o mundo foi construído por palavras e Palavras de Deus. O ato profético ainda tem a função da remissão do lugar em que ele está sendo realizado.
Já o ato apostólico exerce uma função distinta, ainda que, aparentemente, faça uso das mesmas ferramentas que são usadas para os atos proféticos. A diferença está no resultado, nos frutos. No ato apostólico não apenas se confrontam as fortalezas do inimigo (isso também é feito nos atos proféticos, mas de forma diferente, em níveis diferentes), mas, especialmente, se constrói um caminho santo, estabelecendo o Reino de Deus. Isso é equivalente ao que Paulo fez em Efésios (confronto com Diana, a vitória dos servos de Deus e o aumento do Reino) e ao que Jesus fez com os Doze na Galiléia.
“E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” Efésios 4:11
A) Apóstolos da dança (dança apostólica)
A dança apostólica ocorre quando o adorador, através da sua dança (ou outra manifestação artística), faz algo que influencia, que age diretamente na implantação do Reino de Deus aqui na terra. É, inevitavelmente, uma dança de guerra, um confronto entre luz e trevas, mas com vitória em Cristo quando esta dança é totalmente dirigida pelo Espírito Santo. Há um efeito (fruto), uma mudança perceptível na região, algo visível, palpável, como a conversão de uma multidão, por exemplo.
B) Profetas da dança (dança profética)
A dança profética, por sua vez, também é uma dança de guerra, mas não apenas, pois podemos profetizar, na mais profunda adoração, o casamento do Noivo com a Sua Igreja. A dança é profética quando expressa, através de coreografia ou adoração espontânea (ou outra forma ainda), aquilo que o Senhor Jesus quer falar naquele momento ou aquilo que Ele deseja mostrar/revelar para aquele período e local. Em certa medida, podemos afirmar que esta forma de adoração vem sendo restaurada no Corpo de Cristo.
C) Evangelistas da dança (dança evangelista)
A dança evangelista (ou evangelística) é aquela que fala de Jesus, o Filho de Deus, aquela que leva ao Seu conhecimento. Nela, os adoradores procuram alcançar o coração das pessoas através de sua dança, mostrando a necessidade de se renderem aos pés do Criador, de receberem a Cristo em suas vidas e de segui-lO, tornando-se cristãos segundo o coração do Pai. De todas, essa é a dança que mais freqüentemente vemos nas diversas congregações.
D) Pastores da dança (dança pastoral)
Assim como o pastor deve guiar as ovelhas e delas cuidar, a dança pastoral é aquela que guia os adoradores, que ministra a Igreja, que a alimenta, sendo um canal de Deus para curas, transformações de vidas, sinais e maravilhas. É, ainda, responsável por manter o grupo na direção ensinada pelo Mestre.
E) Mestres da dança (dança mestral)
A dança mestral ocorre quando o adorador ensina o povo de Deus a seguir Seus mandamentos (Caminho) através da sua dança. Ocorre, também, quando este adorador compartilha o conhecimento dado pelo Senhor ao Corpo de Cristo com uma dança-teatro que ensina como um cristão deve agir diante de tentações ou provações, por exemplo. Além disso, esta unção ocorre quando o sacerdote da adoração ensina ao ministério e à Igreja os princípios de Deus para este ministério.
Michele
Líder do ministério de adoração com danças
REFLETINDO SOBRE A UNÇÃO DOS CINCO MINISTÉRIOS NA ADORAÇÃO
1º) Temos aprendido que nossa adoração com danças é profética
Ao que eu, pelo que tenho visto e aprendido com o Amado Senhor, respondo que nem sempre ela será profética.
Muitas "apresentações" têm sido feitas nos "palcos" da Igreja e não podemos qualificar como dança profética estas "apresentações".
Mas, de outro lado, uma coreografia montada pode sim atuar na unção profética e ser tremendamente abençoadora sobre o Corpo de Cristo, profetizando aquilo que o Senhor quer dizer ou fazer em determinada situação.
A dança profética nem sempre será uma dança expontânea. Devemos cuidar muito para não transformar em religião aquilo que o Senhor nos traz como vinho novo.
Por um bom tempo eu cri que que só dançaria profeticamente se "entrasse no mistério profético" de Deus, ou seja, teria que rodopiar, pular, usar espada espiritual, mas nem sempre é assim.
A dança hebraica, por exemplo, é uma dança totalmente profética, pois cada passo tem um significado. Um exemplo disso é a "espadada", um passo que tipifica exatamente o que o seu nome quer referir.
Esta dança só "funciona" quando organizamos uma sequencia de passos, tornando-se, portanto, uma coreografia. Saliento que sempre que montamos uma coreografia de dança hebraica buscamos no Senhor Espírito Santo qual a sequencia que Ele deseja que seja feita, para que de fato essa dança venha a fluir num mover profético.
2.º) Os cinco ministérios na adoração com dança
Não temos como saber antecipadamente (a não ser que o próprio Senhor nos fale) se a nossa ministração de dança será profética, apostólica, mestral, evangelística ou pastoral, pois isso se trata da unção que o Senhor derrama sobre nós enquanto ministramos.
Pelo fruto sim saberemos em qual unção fluímos.
Por exemplo, se depois de uma ministração de adoração em uma praça pública, pessoas vêm até nós, depois de fazermos um apelo, querendo entregar suas vidas ao Senhor Jesus, obviamente que fluímos numa unção evangelística.
Mas se o número de pessoas for algo "sobrenatural, ou ainda, se fecharem lojas, se algo grandioso mover as pessoas até onde estamos, mesmo que não tenhamos feito nenhum apelo, e todas elas (ou a maioria) receber a Cristo em suas vidas, então pelo fruto identificamos que fluímos numa unção apostólica durante a adoração, pois houve avanço na implantação do Reino de Deus aqui na terra.
A dança pastoral ocorre quando as ovelhas recebem alimento, por exemplo.
A dança mestral, pelo próprio nome, ensina como as ovelhas devem seguir em sua jornada aqui na terra, buscando chegar ao Reino Eterno conquistado por Jesus naquela cruz.
Acho que essas informações ajudarão na compreensão desse VINHO NOVO que o Senhor trouxe a nós por estes dias.
Deus os abençoe!
Michele
Líder do ministério de adoração com danças
Essa frase eu ouvi do Senhor Jesus quando estava escrevendo os primeiros rascunhos deste estudo. Já havia sido ministrada anteriormente sobre a existência de uma dança apostólica e enquanto questionava se escreveria profética ou apostólica no texto ouvi do Senhor a frase acima citada. Procurarei compartilhar o que foi revelado pelo Senhor. Receba em seu coração e busque uma confirmação que, tenho certeza, virá até você, pois isto é algo bastante novo no nosso meio.
Antes, encontro ser necessário estabelecer alguns conceitos, que auxiliarão na compreensão desta revelação:
Muito temos ouvido acerca de atos proféticos. Eles já são uma realidade em praticamente todo o mundo. Onde existe um cristão que está entrando na revelação profética destes últimos tempos, já foi realizado pelo menos um ato profético. Mas em que consistem? A função do ato profético é estabelecer, demonstrar algo que Deus está querendo dizer, fisicamente. Seria o equivalente a mostrar com símbolos (incluem-se as palavras) ou por meio deles. Não podemos desconsiderar que o mundo foi construído por palavras e Palavras de Deus. O ato profético ainda tem a função da remissão do lugar em que ele está sendo realizado.
Já o ato apostólico exerce uma função distinta, ainda que, aparentemente, faça uso das mesmas ferramentas que são usadas para os atos proféticos. A diferença está no resultado, nos frutos. No ato apostólico não apenas se confrontam as fortalezas do inimigo (isso também é feito nos atos proféticos, mas de forma diferente, em níveis diferentes), mas, especialmente, se constrói um caminho santo, estabelecendo o Reino de Deus. Isso é equivalente ao que Paulo fez em Efésios (confronto com Diana, a vitória dos servos de Deus e o aumento do Reino) e ao que Jesus fez com os Doze na Galiléia.
“E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” Efésios 4:11
A) Apóstolos da dança (dança apostólica)
A dança apostólica ocorre quando o adorador, através da sua dança (ou outra manifestação artística), faz algo que influencia, que age diretamente na implantação do Reino de Deus aqui na terra. É, inevitavelmente, uma dança de guerra, um confronto entre luz e trevas, mas com vitória em Cristo quando esta dança é totalmente dirigida pelo Espírito Santo. Há um efeito (fruto), uma mudança perceptível na região, algo visível, palpável, como a conversão de uma multidão, por exemplo.
B) Profetas da dança (dança profética)
A dança profética, por sua vez, também é uma dança de guerra, mas não apenas, pois podemos profetizar, na mais profunda adoração, o casamento do Noivo com a Sua Igreja. A dança é profética quando expressa, através de coreografia ou adoração espontânea (ou outra forma ainda), aquilo que o Senhor Jesus quer falar naquele momento ou aquilo que Ele deseja mostrar/revelar para aquele período e local. Em certa medida, podemos afirmar que esta forma de adoração vem sendo restaurada no Corpo de Cristo.
C) Evangelistas da dança (dança evangelista)
A dança evangelista (ou evangelística) é aquela que fala de Jesus, o Filho de Deus, aquela que leva ao Seu conhecimento. Nela, os adoradores procuram alcançar o coração das pessoas através de sua dança, mostrando a necessidade de se renderem aos pés do Criador, de receberem a Cristo em suas vidas e de segui-lO, tornando-se cristãos segundo o coração do Pai. De todas, essa é a dança que mais freqüentemente vemos nas diversas congregações.
D) Pastores da dança (dança pastoral)
Assim como o pastor deve guiar as ovelhas e delas cuidar, a dança pastoral é aquela que guia os adoradores, que ministra a Igreja, que a alimenta, sendo um canal de Deus para curas, transformações de vidas, sinais e maravilhas. É, ainda, responsável por manter o grupo na direção ensinada pelo Mestre.
E) Mestres da dança (dança mestral)
A dança mestral ocorre quando o adorador ensina o povo de Deus a seguir Seus mandamentos (Caminho) através da sua dança. Ocorre, também, quando este adorador compartilha o conhecimento dado pelo Senhor ao Corpo de Cristo com uma dança-teatro que ensina como um cristão deve agir diante de tentações ou provações, por exemplo. Além disso, esta unção ocorre quando o sacerdote da adoração ensina ao ministério e à Igreja os princípios de Deus para este ministério.
Michele
Líder do ministério de adoração com danças
REFLETINDO SOBRE A UNÇÃO DOS CINCO MINISTÉRIOS NA ADORAÇÃO
1º) Temos aprendido que nossa adoração com danças é profética
Ao que eu, pelo que tenho visto e aprendido com o Amado Senhor, respondo que nem sempre ela será profética.
Muitas "apresentações" têm sido feitas nos "palcos" da Igreja e não podemos qualificar como dança profética estas "apresentações".
Mas, de outro lado, uma coreografia montada pode sim atuar na unção profética e ser tremendamente abençoadora sobre o Corpo de Cristo, profetizando aquilo que o Senhor quer dizer ou fazer em determinada situação.
A dança profética nem sempre será uma dança expontânea. Devemos cuidar muito para não transformar em religião aquilo que o Senhor nos traz como vinho novo.
Por um bom tempo eu cri que que só dançaria profeticamente se "entrasse no mistério profético" de Deus, ou seja, teria que rodopiar, pular, usar espada espiritual, mas nem sempre é assim.
A dança hebraica, por exemplo, é uma dança totalmente profética, pois cada passo tem um significado. Um exemplo disso é a "espadada", um passo que tipifica exatamente o que o seu nome quer referir.
Esta dança só "funciona" quando organizamos uma sequencia de passos, tornando-se, portanto, uma coreografia. Saliento que sempre que montamos uma coreografia de dança hebraica buscamos no Senhor Espírito Santo qual a sequencia que Ele deseja que seja feita, para que de fato essa dança venha a fluir num mover profético.
2.º) Os cinco ministérios na adoração com dança
Não temos como saber antecipadamente (a não ser que o próprio Senhor nos fale) se a nossa ministração de dança será profética, apostólica, mestral, evangelística ou pastoral, pois isso se trata da unção que o Senhor derrama sobre nós enquanto ministramos.
Pelo fruto sim saberemos em qual unção fluímos.
Por exemplo, se depois de uma ministração de adoração em uma praça pública, pessoas vêm até nós, depois de fazermos um apelo, querendo entregar suas vidas ao Senhor Jesus, obviamente que fluímos numa unção evangelística.
Mas se o número de pessoas for algo "sobrenatural, ou ainda, se fecharem lojas, se algo grandioso mover as pessoas até onde estamos, mesmo que não tenhamos feito nenhum apelo, e todas elas (ou a maioria) receber a Cristo em suas vidas, então pelo fruto identificamos que fluímos numa unção apostólica durante a adoração, pois houve avanço na implantação do Reino de Deus aqui na terra.
A dança pastoral ocorre quando as ovelhas recebem alimento, por exemplo.
A dança mestral, pelo próprio nome, ensina como as ovelhas devem seguir em sua jornada aqui na terra, buscando chegar ao Reino Eterno conquistado por Jesus naquela cruz.
Acho que essas informações ajudarão na compreensão desse VINHO NOVO que o Senhor trouxe a nós por estes dias.
Deus os abençoe!
Michele
Líder do ministério de adoração com danças
fonte:http://restaurando.geoscopio.net/gmmsg/restaurando/_LOUVOR_E_ADORACO_26921.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário