sexta-feira, 21 de agosto de 2009

diferentes modelos de células

Todas as maiores Igrejas locais do mundo já estão neste novo paradigma promovido pela chamada “Segunda Reforma”: Todas são Igrejas em Células. Existem, porém, diversos modelos de igrejas em Células.O modelo 5x5 é usado pelo Pr. David Yonggi Cho (pastor da maior Igreja do mundo, com mais de 700.000 membros). Este modelo organiza cada cinco grupos debaixo de um supervisor, e assim por diante. Talvez, mais que qualquer outro homem, Deus tem usado o Pr. David Yonggi Cho para motivar muitas e muitas Igrejas, para entrarem na Visão Célular.
Um outro método desenvolvido pelo Dr. Ralph Neighbour Jr., é o modelo dos grupos de Interesse. Esse modelo dá a chance de cada membro formar Sub-Grupos, ganhando pessoas para Jesus em sua área de interesse. Inúmeras Igrejas ao redor do mundo estão praticando este modelo. Aqui no Brasil quem coordena esse método é a Igreja em Células do Brasil, Curitiba PR.
Ultimamente muitas Igrejas estão implantando um modelo que se chama G12 (Grupos de Discipulado de 12 pessoas) que tem tido um sucesso impressionante na Igreja evangélica Missão Carismática Internacional de Bogotá, Colômbia. A visão é de que todos sejam líderes, e uma das vantagens deste modelo é que o discipulado tem vínculos mais duradouros.Na visão celular, um cuida do outro e se relaciona com o outro. É possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão, esse é o modelo de discipulado um a um em ação!
Jesus, sendo o primeiro apóstolo, demonstrou que o discipulado era um conjunto de fatores como: convivência, o modelar do ministério, investir um a um, investir em grupo de discipulado, orar Juntos, congregar juntos, etc. Vemos, depois, os apóstolos e líderes da Igreja Primitiva seguindo este modelo. Em nenhum outro lugar diz que qualquer um deles teve doze discípulos. O número era obviamente flexível. A Bíblia deixa bem claro, porém, que o Método Apostólico de Discipulado que Jesus havia iniciado e os apostolos continuaram. Barnabé dissipulou Saulo (Paulo) e obviamente investiu muito na vida dele. Paulo investiu muito em Silas, Timóteo, Lucas, etc. A história diz que Pedro investiu muito em João Marcos e assim por diante. Este é o Modelo bíblico, o nosso modelo.
Em sua rica graça e misericórdia, Deus tem dado uma visão clara e nítida; uma visão que tem funcionado e produzido frutos permanentes; uma visão que tem a plena benção e confirmação de nossa liderança. A visão bíblica aplicada por Jesus.
fonte:http://images.google.com/imgres?imgurl=http://cbrhema.com/leo.jpg&imgrefurl=http://cbrhema.com/proposito.htm&usg=__R2zU9rzpX-CdkYUQUOjBEARtp5E=&h=206&w=300&sz=6&hl=pt-BR&start=93&um=1&tbnid=tAcCTtyLhCnv6M:&tbnh=80&tbnw=116&prev=/images%3Fq%3Digreja%2Bem%2Bc%25C3%25A9lulas%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dcom.microsoft:en-US%26sa%3DN%26start%3D80%26um%3D1

Nenhum comentário:

Postar um comentário