quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A dança na adoração e suas evidências

A dança na adoração e suas evidências


“Então a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo sua tristeza.” Jeremias 31:13



Há muito o que se falar sobre a dança, movimento do corpo e da alma, e a adoração.

O profeta Jeremias, cujo texto citamos aqui, foi um homem chamado por Deus provavelmente na sua juventude (talvez até adolescência). Sofreu muito por Judá, pelo seu povo que insistia em afastar-se de Deus e “comer” qualquer palavra que trouxesse alívio “imediato” diante da turbulência que vivia o povo de Israel política e espiritualmente.

Jeremias foi um homem chamado por Deus para levantar-se contra a idolatria que reinava em Israel. Ele fala em Baal, Moloque e a rainha dos céus; ele fala de ídolos dentro do templo (Jr 32:34) e nas vizinhanças de Jerusalém crianças eram sacrificadas a Moloque e Baal (7:31; 19:5; 32:35). O capítulo 31 de Jeremias nos traz uma palavra de liberação de Deus para o povo em meio a tanta confusão e ausência de identidade:





“Naquele tempo, serei o Deus de todas as tribos de Israel e elas serão meu povo.” Jeremias 31:1



Uma nova identidade é anunciada ao povo que Ele criou para si. Cristãos verdadeiros tem uma identidade…não “compram” uma identidade do mundo e a imitam! Quando ministram (dançam) trazem no seu corpo e alma as marcas da identidade da cruz e do poder da ressurreição.





“…eu irei e darei descanso a Israel.” Jeremias 31:2



O descanso de Deus ao povo que verdadeiramente O segue e O serve. Como adorá-Lo se nosso coração não consegue experimentar Seu descanso, Sua certeza?







“…com amor eterno eu te amei; por isso com benignidade te atraí.” Jeremias 31:3

Não existe ministração a Deus sem verdadeiro amor por Ele. Como dançar diante de alguém que não conheço? Alguém de quem só ouvi falar? Alguém que chamo Pai, mas não tenho a experiência da paternidade espiritual em Cristo Jesus?

“…ainda te edificarei e serás edificada ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com teus adufes e sairás com o coro dos que dançam.” Jeremias 31:4

Quando somos edificados pela Palavra de Deus somos adornados com Sua presença, com Sua unção, com música, com movimento, com festa, com arte, com dança! Passamos a fazer parte do “coro dos que dançam”! Sabemos porque e onde estamos e para quem dançamos…e porque dançamos!!!



“…plantarão os plantadores e gozarão dos frutos.” Jeremias 31:5

Quem tem uma experiência verdadeira com Deus frutifica. Se você tem Deus no seu coração, você tem sementes para lançar e frutos para colher! Se você tem talentos e dons dedicados a Deus eles devem “atrair” outros a Ele em primeiro lugar. Além disso, seu talento reflete a glória de Deus através de sua expressão artística santa, separada para Ele. Sua manifestação de corpo, alma e espírito em Cristo traduz a simetria, direção e fluir da trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.

Nossas emoções, sentimentos, gestos e mente (I Cor. 2) estão cativas a Cristo Jesus como um tema único para nossa inspiração artística.

Paula Ossona em seu livro “A educação pela dança” cita a influência da música no homem em seus primórdios:

“Para o homem primitivo não existe a divisão entre religião e vida, a vida é religião, sua dança é vida, é uma ação derivada de sua crença.”

Nos primórdios da vida humana a dança era uma transferência desordenada de sentimentos os mais variados com grande carga emocional sem uma estrutura corporal clara associada a uma atração rítmica. Com o tempo ela se torna ritual, cerimônia, celebração, chegando ao ponto de tornar-se uma diversão. No início a função da dança não era artística, em forma de espetáculo, como vemos hoje secularmente.

No princípio deste processo o homem usa a dança como invocação ou mesmo como uma forma de mostrar sua crença, ou de dominar os fenômenos naturais e amoldá-los a sua vontade. Dizemos isso sobre o homem natural, sem Deus, mas, ansioso por descobri-Lo. Um homem em desespero por agradar ao Ser Supremo sem conhecê-lo. Agora, como vamos analisar os cristãos quanto a essa atitude?

Muitos dançam parecendo não conhecê-Lo! Muitos dançam tentando achá-Lo?!?!

Muitos dançam como se Ele não estivesse presente naquela cerimônia (culto? celebração? adoração? ministração? a quem?). Muitos dançam como se seu corpo, ou seu movimento, fosse o principal alvo da atenção, do valor, da atração, da sedução!?!?! Não para os cristãos!!!!!!

Quem está em Cristo é nova criatura, tem a mente de Cristo, vive a realidade do sobrenatural revelado na cruz, na ressurreição!

A maior forma de expressão corporal que mudou o mundo e rompeu paradigmas falsos, pecados, e culpas, foi a crucificação! O homem-Deus manifestando no Seu corpo glória e destruição, morte e ressurreição, sofrimento e esperança!

O véu rasgado por nós, como fala Hebreus, o acesso à intimidade do Pai!



“Eu os trarei do Norte e os congregarei das extremidades da terra; e entre eles também os cegos e os aleijados, as mulheres grávidas e as de parto…” Jeremias 31:8





“…aquele que espalhou Israel o congregará e guardará, como pastor, ao seu rebanho.” Jeremias 31:10



Deus tem um propósito para todos; não só os ricos, não só os famosos, a todos Ele ajuntará e guardará - não só os que viajam em grandes turnês, que tem grandes companhias de dança, mas os que O Adoram em casa, no santuário, nas praças, em todo lugar!

“Hão de vir e exultar na altura de Sião, radiantes de alegria por causa dos bens do Senhor, do cereal, do vinho, do azeite, dos cordeiros e dos bezerros; a sua alma será como um jardim regado e nunca mais desfalecerão.” Jeremias 31:12

Deus dá o pão (cereal), o vinho (seu sangue) - a comunhão da Sua mesa, o Seu Espírito (azeite), e o Cordeiro (Jesus) e os bezerros (Sua força e esperança).

Aqueles que dançam diante dEle serão como jardim regado (nunca faltará a água da vida neles)!

“…então a virgem na dança alegrará…” Jeremias 31:13



Havendo esta obra na vida dos que são dEle, há promessa que os que dançam se alegrarão, envolverão jovens e velhos (não há idade para dançar para Deus). Serão consolados, receberão óleo da alegria ao invés de espírito angustiado (Is.61), trarão mudança em seus passos e movimentos de corpo, alma e espírito a Deus!

Gerson Ortega

fonte:  www.gersonortega.com/estudos/a-danca-na-adoracao-e-suas-evidencias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário